Benefícios do ciclismo para as mulheres

ciclismo mulherSe você está em busca de uma vida mais saudável, você precisa conhecer os benefícios do ciclismo para as mulheres. Esse exercício, além de melhorar o desempenho físico, também faz maravilhas para a mente e o emocional.

Muitas vezes, por conta da rotina corrida, deixamos de lado o nosso bem-estar. Nos alimentamos mal, esquecemos de se exercitar, e pouco a pouco vamos perdendo a nossa disposição.

Por conta disso, pedalar é essencial. Além de ser uma excelente atividade física, andar de bicicleta é uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre.

Você pode conhecer diferentes paisagens, e, de quebra trabalhar os músculos, postura e equilíbrio. Com toda certeza, essa prática é uma excelente forma de melhorar a qualidade de vida.

Quais os benefícios do ciclismo para as mulheres?

Os benefícios do ciclismo para as mulheres vão muito além da melhora do desempenho. Esse exercício trabalha diferentes aspectos do seu bem-estar. Confira abaixo alguns deles.

  1. Ajuda na perda de peso

Se você quer queimar aquelas gordurinhas em excesso, então pode pegar a sua bike e colocar o pé na estrada. Pedalar é um excelente exercício de baixo impacto.

Além de acelerar a queima de gordura corporal, ele fortalece os músculos dos membros inferiores.

  1. Diminui o estresse

Um dos benefícios do ciclismo para as mulheres é que ele ajuda a diminuir o estresse. Isso porque, ele vai tirar você um pouco da rotina corrida e te proporcionar momentos mais tranquilos.

  1. Melhora a circulação sanguínea

Pedalar também estimula a circulação sanguínea. Consequentemente a atividade física acaba diminuindo o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos.

  1. Estimula a sensação de bem-estar

Ao andar de bicicleta, além de estimular os seus músculos, você também ativa a produção de hormônios do seu cérebro. Essas substâncias, por sua vez, trazem a sensação de felicidade e bem-estar, fazendo você se sentir mais pleno.

Esses são apenas alguns dos benefícios do ciclismo para as mulheres. Por conta disso, deixe o sedentarismo de lado e comece hoje mesmo a praticar a atividade. Você verá como ela irá melhorar a sua qualidade de vida.

Por que muitas mulheres ainda não praticam o ciclismo?

Mas afinal, porque muitas mulheres ainda não praticam esse exercício físico? Segundo pesquisas, vários fatores têm influenciado essa falta de procura pelo público feminino, entre eles podemos destacar:

  • Falta de tempo por conta das múltiplas jornadas;
  • Elas não encontram companhia para praticar a atividade;
  • Insegurança de pedalar sozinha;
  • Não possuem os equipamentos adequados para a prática;
  • Desmotivação;
  • Falta de ciclovias;
  • Falta de segurança no trânsito.

Todos esses fatores acabam desestimulando as mulheres a praticarem o ciclismo. Contudo, esse cenário está mudando, mesmo que aos poucos.

Hoje, é possível encontrar diversos grupos de ciclistas que realizam passeios diariamente. Por praticarem o exercício em grupo, a mulher terá toda a segurança e apoio necessários.

Inclusive, é possível encontrar grupos compostos apenas por mulheres. Por isso, se você tem interesse nessa atividade, não deixe a insegurança te atrapalhar. Procure na internet essas iniciativas e mude a sua vida.

Você verá que, pedalando apenas 30 minutos por dia, é possível ter uma série de mudanças no seu corpo e mente. Seu organismo terá mais energia, o seu corpo se tornará mais forte e o seu desempenho mental também irá melhorar.

Cuidados na hora de praticar exercícios físicos

Agora que você já sabe os benefícios do ciclismo para as mulheres, é essencial tomar alguns cuidados. Antes de realizar qualquer tipo de exercício físico, é muito importante que você se atente a algumas coisas.

  • Aquecimento: Para evitar lesões e fraturas, sempre realize um aquecimento prévio, de pelo menos 10 minutos;
  • Hidratação: Durante a atividade, o nosso corpo perde água mais rapidamente através do suor. Por conta disso, sempre tenha uma garrafa d’água por perto e se mantenha hidratada;
  • Equipamentos: Alguns exercícios físicos específicos precisam de equipamentos adequados. No caso do ciclismo, sempre utilize capacete e roupas leves. Além disso, se possível, também use protetores nos joelhos e cotovelos;
  • Alimentação: Antes e depois das atividades, sempre se alimente de alimentos leves e saudáveis. As vitaminas, por exemplo, são ótimas opções.
  • Crie uma rotina: Para que você consiga acostumar o seu corpo e mente com os exercícios, é essencial criar uma rotina. Estabeleça horários específicos para praticar as atividades, e siga eles à risca.
  • Acompanhamento: Antes de realizar qualquer tipo de exercício, sempre fale com um médico, nutricionista ou personal. Esses especialistas irão avaliar as suas necessidades e indicar o cronograma mais adequado.

Seguindo essas dicas simples, você poderá aproveitar ao máximo os benefícios do ciclismo para as mulheres. Lembre-se, essa atividade irá melhorar não só o seu corpo, como, também a sua mente, fazendo com que você tenha mais qualidade de vida.

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Fontes:

http://bikeloko.com.br/dicas/a-importancia-para-as-mulheres#sthash.gPZWIuMe.dpbs

https://www.missbikebr.com/single-post/2016/06/07/Benef%C3%ADcios-para-Mulheres-que-pedalam

http://rodalivre.blog.br/beneficios-do-ciclismo-para-mulheres/

 

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